Como escolher uma oficina de restauração de carros antigos?

 
Restauração de carros antigos

A paixão pelo mundo do automobilismo vai muito além de se acompanhar e desejar veículos zero-quilômetro. E cada vez mais os clássicos ganham espaço e o coração dos entusiastas dos automóveis. Você mesmo deve ter um modelo desses na sua garagem, e essa máquina precisa de manutenção e cuidados especializados. Você sabe como escolher uma oficina de restauração de carros antigos de qualidade?

É exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Como você pode restaurar aquele carro antigo que está parado na sua garagem há anos, ou até mesmo criar um projeto para a construção daquele modelo dos seus sonhos. Vamos começar!

O que é restauração automotiva?

A restauração automotiva é uma arte. Um processo que demanda tempo, precisão e muita experiência para atingir o resultado certo. Afinal, a restauração de carros antigos traz ao veículo uma nova vida.

O trabalho de uma oficina de restauração automotiva é idealizar todo o projeto, mapeando todas as necessidades gerais e específicas para atender a demanda do cliente. Buscando as melhores peças, tecnologias e ferramentas para executar todas as etapas.

Vale a pena restaurar carros antigos?

Restauração de carros antigos: Vale a pena restaurar carros antigos?

Para quem gosta de veículos clássicos a restauração tem um valor emocional ligado ao projeto. Afinal essas relíquias não só chamam atenção por onde passam, mas são peças de prestígio e de história.

Uma oficina de restauração de carros não é só responsável por realizar o sonho do cliente, mas também é responsável por recriar um pedaço da história automobilística.

Além do lado emocional, a restauração de carros antigos também tem um aspecto mercadológico. Onde muitos colecionadores investem muito para adquirir modelos específicos.

Portanto, seja do ponto de vista emocional, e a sensação de realização do projeto, quanto de um lado mais pragmático, com o lucro da venda do veículo. A restauração automotiva é uma prática que vale muito a pena.

Independente do lado que você se encontra, é provável que você tenha algumas dúvidas sobre o processo de uma restauração. Então vamos responder algumas principais delas a seguir!

Quais são os problemas mais comuns em carros mais antigos?

Tudo depende do ano, marca, modelo e histórico do carro. Mas alguns problemas são um bom ponto de partida para começar a planejar o projeto. O primeiro são os pneus e os freios.

Esses são componentes que em qualquer veículo, clássico ou novo, passam por uma rotatividade maior. Precisam de reposição e manutenção com frequência e, em um projeto de restauração de carro, podem passar por atualizações, para que a tecnologia usada seja mais duradoura e segura.

Quando um carro antigo está abandonado por muito tempo é comum termos alguns problemas mecânicos evidentes logo de cara, como mangueiras, bombas e embreagens. A suspensão é outra parte que exibe sinais de problemas, quando o veículo está a muito tempo parado.

Quando falamos de problemas de ignição, a principal culpada costuma ser a bateria, é claro. Mas, o acionador de partida, o alternador, os carburadores e a bomba de combustível também podem ser elementos danificados com o tempo.

Esteticamente os principais problemas são a ferrugem e a tinta desgastada e desbotada, perdendo assim os acabamentos e detalhes do carro.

Como fazer restauração de carros antigos?

Como você pôde ver, um projeto para restaurar um veículo pode ser muito extenso e complexo. Portanto, escolher uma oficina de restauração de carros antigos de confiança e sobretudo de qualidade é primordial.

Com a ajuda de um restaurador de carros antigos você terá uma visão clara do que cada etapa do projeto precisará, dos prazos e principalmente do investimento necessário.

Dentre as principais e mais comuns etapas e necessidades de um projeto estão:

Encontrar o veículo ou a carroceria ideal

Encontrar o veículo ou a carroceria ideal

A oficina e os restauradores de carros vão avaliar a estrutura do automóvel para definir as demandas necessárias para essa parte do projeto. Em diversos casos é necessário a compra de peças para a restauração da carcaça em lojas especializadas, ferros-velhos e outros tipos de fornecedores.

Comprar peças adequadas para o veículo

Comprar peças adequadas para o veículo

Dependendo do modelo e marca do veículo a compra de peças originais pode ser bem difícil e custosa. Além disso, carros estadunidenses e nacionais têm grandes diferenciais que tornam a restauração em um processo que exige muito cuidado e pesquisa.

De forma geral a sua oficina de restauração de carros antigos escolhida vai buscar as melhores e mais adequadas opções para o seu automóvel. Sempre com a fidelidade ao original em mente, mas levando em conta que muitas das tecnologias e peças usadas nesses modelos antigos já não existem mais e precisam ser adaptadas.

Peças com tecnologia de ponta

Portanto, a adaptação dos carros antigos com peças novas, de alta tecnologia, são absolutamente comuns e necessárias. E algumas dessas modificações vão ajudar o seu carro a ter uma maior longevidade.

Cuidado no acabamento e pintura

No lado exterior, o restaurador deve ser um profissional competente e minucioso. Afinal, são os detalhes que fazem essas máquinas serem tão especiais e cobiçadas.

Uma boa execução do serviço de pintura e acabamentos traz ao carro uma aura especial. É necessário também o uso de tintas e ferramentas de qualidade para que o resultado final seja excepcional.

Procurando uma oficina de restauração de carros antigos em São Paulo?

A Hot Customs tem mais de 30 anos de experiência no ramo de restauração, adaptação e manutenção de veículos antigos. Você pode conferir nossos projetos realizados aqui.
E se você tem um carro antigo que precisa de uma restauração ou manutenção com uma empresa de confiança e excelência, entre em contato conosco e faça seu orçamento!

 

 

| Customização de carros antigos